As t-shirts da polémica |
A Adidas decidiu lançar uma linha de produtos alusivos ao Mundial 2014 e retrata o Brasil com conotação sexual. A marca de material desportivo está a comercializar uma linha de roupas e acessórios inspirada no País para promover a Copa do Mundo. No entanto, duas camisolas estão a gerar polémica entre os brasileiros, por trazerem estampas com apelo sexual.
A t-shirt amarela é estampada com a imagem de uma mulher de biquíni no Rio de Janeiro com a expressão em inglês "Lookin' to score", que pode ser traduzido como "procurando de fazer golos" ou como "querendo pegar garotas".
Já a t-shirt verde é uma versão das t-shirts "I Love Brazil" (do inglês, "Eu Amo o Brasil"), mas com um biquíni no coração, fazendo alusão a um bumbum com fio dental.
Em nota, o Ministério do Turismo afirmou que "repudia qualquer relação entre os ícones nacionais e imagens com apelo sexual". Para a entidade, a atitude da marca alemã contraria a política de promoção oficial do País e "contribui indirectamente para a prática de crimes, como a exploração sexual de crianças e adolescentes".
Em nota de esclarecimento, a Adidas afirma que "acompanha de perto a opinião dos consumidores e parceiros, e em resposta aos seus comentários anuncia que os produtos em questão não serão mais comercializados pela marca".
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