Luís Figo - Sporting |
A verdade é só uma: depois de Luís Figo, mais nenhum jogador do Sporting foi feliz com a camisola 7 nas costas. Senão vejamos:
Sá Pinto, Iordanov, Leandro Machado, Delfim, Marius Niculae, Marat Izmailov, Bojinov, Jeffrén e agora o astro egipcio Shikabala.
Sá Pinto esteve castigado durante um ano após agressão ao seleccionador nacional Artur Jorge. Ao regressar em 2001 e novamente com a camisola 7 nas costas, teve uma lesão gravíssima que viria a condicionar a sua carreira desportiva até ao final.
A Iordanov foi-lhe detectada esclerose múltipla, enquanto que Leandro pouco ou nada produziu, não obstante a sua enorme qualidade.
Em 99/00 Delfim optou pelo "azarado" número, o que lhe valeu uma grave lesão no joelho que lhe condicionou a carreira, que se adivinhava prometedora.
No inicio da época 01/02 o Sporting anunciava a contratação de um jovem romeno muito promissor, de seu nome Marius Niculae. O seu talento correspondia à sua fama, fazia dupla temível com Super Mário Jardel, sendo inclusivamente seguido por vários colossos europeus, até que uma grave lesão frente ao Vitória de Setúbal o desviou dos grandes palcos. Nunca mais foi o mesmo após a lesão e nunca chegou a pisar os grandes palcos Europeus.
No inicio da época 07/08 o Sporting virou-se para o mercado de leste e eles estava o prodígio Russo, Marat Izmailov. Jogador de enormes recursos técnicos, dos melhores que já actuaram em Portugal, no entanto as lesões não o largaram em Alvalade, até que saiu para o rival FC Porto, sem grande alarido por parte dos adeptos leoninos.
Em 2011, o Sporting garante a contratação da estrela Búlgara Valeri Bojinov, no entanto o jogador abandonou Alvalade no final da primeira volta do campeonato, com o fraco pecúlio de 2 golos para a Liga Portuguesa e um para a Liga Europa. Resta acrescentar que abandonou o Sporting após uma desavença com Matias Fernandez, devido à exigência que fez para marcar uma grande penalidade. O chileno acatou, Bojinov avançou e ... falhou a grande penalidade. Resultado? Sporting eliminado da Taça da Liga frente ao secundário Moreirense, adeptos Sportinguistas em fúria, processo disciplinar e abandono do Sporting sem deixar saudades.
Na época 12/13 a promessa espanhola Jefrrén Suarez decide herdar o 7 de Bojinov, no entanto foram mais os jogos que esteve ausente do que os que actuou pela equipa de Lisboa. Foi uma época para esquecer para este jogador de inegável qualidade, até que em Janeiro passado assinou pelo Valhadolid, não deixando saudades entre as hostes verde e brancas.
Shikabala - Sporting Clube Portugal |
No último dia do mercado de inverno, o Sporting assegurou a contratação de Shikabala, jogador de enormes recursos técnicos e muito famoso por Terras dos Faraós (as páginas de apoio ao Sporting que o digam). O antigo jogador do Zamalek é apontado como uma grande aposta do Sporting, o mágico que o plantel não tem neste momento e a sua integração e adaptação têm sido efectuadas com bastante calma e cuidado, para que o jogador possa render tudo aquilo que se espera dele. Como tal, a sua primeira aparição foi pela equipa B do Sporting, no entanto aos 28 minutos lesionou-se e teve de ser substituído por Dramé.
A maldição do número 7 continua? Os próximos tempos dirão se não passa de uma mera coincidência e se Shikabala irá ser o mágico que os Leões precisam e o "abre-latas" que tantas vezes tem feito falta.
Sem comentários:
Enviar um comentário